estamos crescendo, obrigado pela visita

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A ALMA CATÓLICA DOS EVANGELICOS*




INTRODUÇÃO

Durante séculos o ensino bíblico foi proibido para o povo. A igreja, após se tornar católica romana, travou o ensino das escrituras.
Existiram no decorrer dos séculos muitas tentativas de reformar a igreja, mas foram todas vãs, alguns morreram, outros se omitiram e a grande maioria permaneceu no corrupto sistema “cristão”.
Este tema nos faz refletir sobre o ano de 1517, um ano que mudou a história do cristianismo, o ano da Reforma Protestante. Não se pode falar da Reforma sem fazer menção ao ex-padre Martinho Lutero.
O padre da ordem agostiniana Martinho Lutero foi um homem cheio de falhas (como todos os outros), cresceu em um contexto que exigiu dele viver numa intensa busca por salvação que ele não achou nas indulgências¹ e simonias².
Após muitas lutas e crises pessoais Lutero, revoltado com a corrupção da igreja, afixou no dia 31 de outubro de 1517 95 teses contra o abuso da venda de indulgências.
As 95 teses, muito debatidas e cheia de controvérsias, e todas as formulações doutrinarias que a reforma formulou, fizeram com que Martinho Lutero fosse excomungado da igreja Católica Romana em 15 de julho de 1520 através de uma bula papal¹ e em fevereiro de 1521 comparecesse a cidade alemã de Worns para ser julgado por seus escritos.
Lutero continuou com as idéias reformadas e a reforma foi se aperfeiçoando com João Calvino, Ulrico Zuinglio, João Knox, os anabatistas, dentre outros. A Reforma se expandiu por quase toda Europa e foi melhorando no decorrer dos anos até que chegou ao Brasil, e a as nossas cidades.
Existiram três termos essenciais que foram os pilares da Reforma Protestante, Sola Scriptura (somente as escrituras), Sola Gratia (somente a graça) e Sola Fide (somente a fé).
Lamentavelmente este resgate feito por Lutero e outros reformadores tem sido esquecido a cada dia pela igreja evangélica atual, que tem abraçado as praticas da igreja católica medieval.Vejamos agora os três pilares da Reforma, o distanciamento do atual ensino evangélico e a semelhança deste ensino com o ensino católico medieval.

Ä Sola Scriptura:

O cristianismo passou mais de mil anos sendo ensinado que a Bíblia não é a única regra de fé e pratica. Na concepção católica romana da idade média só o papa podia interpretar as escrituras, pois o povo era muito leigo para entender a Bíblia. Alem disso as escrituras não estava acima da igreja, mas a tradição e o papa estavam acima da Bíblia. Existia uma total desconsideração pela Bíblia e o povo sofria com isso. A igreja católica medieval considerava a experiência e tradição acima da bíblia.
Por isso Lutero estabelece este fundamento: Somente as escrituras! Lutero defendeu que só a Bíblia é a palavra de Deus, e ela esta acima de tudo e todos. Para Lutero a tradição e a experiência eram validas, mas não estavam acima das escrituras.
Certa vez um cardeal ao repreender Lutero disse que o papa interpreta as escrituras e a resposta do Dr. Lutero foi “pode interpretá-la, mas não esta acima dela”. Lutero AMAVA a Bíblia, ele traduziu o Novo Testamento em três meses, e até hoje a Bíblia que Lutero traduziu é usada na Alemanha.
SOMENTE AS ESCRITURAS!!
Hoje em dia a Bíblia é valorizada? É pregada e ensinada em nossas igrejas?
Algumas considerações acerca da desvalorização da Bíblia

1. Desvalorizam sua leitura
2. Desvalorizam a sua instrução
3. Desvalorizam o seu estudo
4. Colocam a experiência acima das escrituras

Na maioria das vezes a culpa é dos próprios pastores que não ensinam nem incentivam suas ovelhas a lerem a Bíblia e muitas vezes querem interpretar a Bíblia pelos crentes, ou seja, acham que os crentes não têm condições de lerem e interpretarem a Bíblia sozinhos são verdadeiros papas!É a Bíblia, somente a Bíblia, deve ser nossa única regra de fé e pratica!

Ä Sola Gratia:
“Porque pela GRAÇA sois salvos, isto NÃO VEM DE VÓS, é DOM DE DEUS.” Efésios 2:8
Lutero brigou consigo mesmo durante muitos anos, pois não conhecia em sua vida a GRAÇA de Deus, nem ele nem o povo, pois o que era ensinado na igreja católica medieval é que os sacramentos são os meios de graça, e não Jesus.
Um dos principais ensinos de Martinho Lutero foi a GRAÇA DE DEUS, a salvação por meio dela e só por meio dela, e não por ordenanças de homens e de instituições humanas.
SOMENTE A GRAÇA
E hoje em dia? Temos pregado salvação só pela graça?
Vamos ver alguns ensinos referentes à graça de Deus das igrejas evangélicas que tem uma alma católica romana

1. O radicalismo
2. A falta de amor entre os irmãos
3. A concepção de que tenho que me esforçar pra alcançar salvação.

O radicalismo dos evangélicos é confrontado pelo apostolo Paulo em Colossenses 2:20-23.
Em muitos casos (mais uma vez) os maiores culpados são os lideres que hipocritamente proíbem suas ovelhas de fazer muitas coisas, mas eles mesmos não fazem. Para estes crentes Jesus diz assim em Mt. 23:13-15; 23-27 - “Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vocês fecham o reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar que gostariam de faze-lo. Ai de vocês, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados severamente. Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas... Ai de vocês mestres da lei e fariseus hipócritas! Vocês dão o dizimo da hortelã, do coentro e do cominho, mas tem negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas sem omitir aquelas. Guias de cego! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo. Ai de vocês, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios para de ganância e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato para que o exterior fique limpo. Ai de vocês mestres da lei hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície”Graça quer dizer favor imerecido, não é adquirido por homens, nem por esforço humano Deus faz de graça.

Ä Sola Fide (Rm. 1:17)
Dos três principais pilares que a Reforma Protestante trouxe, o Sola Fide foi o que teve uma mensagem especial pra Lutero, Somente a Fé, foi lendo Rm. 1:17 que Martinho Lutero descobriu a Justificação pela fé.
O ensino Católico Medieval sobre justificação pela fé era baseado nas indulgências. As 95 teses de Lutero foram exatamente contra a venda de indigências.
Na igreja Católica Medieval vendia-se tudo, leite do peito de Maria, Espinhos da coroa de Jesus, cobrava-se também para ver as relíquias da igreja, como a cabeça de João Batista, os ossos dos apóstolos dentre outras coisas. A basílica de São Pedro em Roma foi construída com o dinheiro da venda de indulgências (João Tetzel).
Lutero defendia que a fé é suficiente para salvação e para alcançar as bênçãos divinas, ele foi contra também o abuso das indulgências e do purgatório, ele defendia SOMENTE A FÉ, que por mais de mil anos não era ensinado.

SOMENTE A FÉ
Não tenho duvidas que o Sola Fide, seria o pilar mais defendido por Lutero caso ele fosse nosso contemporâneo. Particularmente não consigo ver historicamente, depois da reforma, outro período onde não se considera a fé em Jesus, como nos nossos dias.
A venda de Indulgências continua na igreja evangélica atual, apenas ganhou uma roupagem “gospel”. As relíquias que a igreja católica medieval tinha a igreja evangélica de hoje adotou com uma nova roupagem, e estas relíquias desconsideram a fé em Jesus.
Vejamos alguns exemplos de que a igreja evangélica hoje não valoriza a fé em Jesus.
· A venda de indulgências
· O apego aos objetos sagrados
· O retorno a praticas do Velho Testamento
A FÉ é realmente o firme fundamento da igreja hoje? Ou é o dinheiro, a igreja universal, o show da fé, a rosa ungida, as praticas do Velho Testamento? Em Gálatas 3:3-5, 10, 13; 5:4-6 – “será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio (ou pela carne)? Será que foi inútil sofrerem tantas coisas? Se é que foi inútil! Aquele que lhes da o seu Espírito e opera milagres entre vocês realiza essas coisas pela pratica da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra?... Já os que se apóiam na pratica da lei estão debaixo de maldição... a lei não é baseada na fé... Vocês que procuram ser justificados pela lei, separam-se de Cristo; caíram da graça. Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça, que é a nossa esperança. Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão tem efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.”



CONCLUSÃO
“Alem de uma conversão dos ídolos e de Maria a Cristo, os brasileiros evangélicos precisam de conversão na mentalidade, na maneira de ver o mundo” (Augusto Nicodemos)
A realidade é que continua em nós a alma católica romana!
· Se consideramos os pregadores, os cantores ou qualquer pessoa superiores a Bíblia, ainda somos católicos romanos.
· Se considerarmos nossa igreja ou credo denominacional maior que a Bíblia, ainda somos católicos romanos.
· Os católicos (geralmente) não conhecem a historia de sua igreja, nós conhecemos a nossa? Se não temos uma alma católica romana
A musica “é proibido pensar” do cantor João Alexandre é um resumo da situação atual da igreja evangélica.

"Procuro alguém pra resolver meu problema, mas não consigo me encaixar neste esquema, são sempre variações no mesmo tema, meras repetições.
A extravagância vem de todos os lados, e faz chover profetas apaixonados, morrendo em pé rompendo a fé dos cansados que ouvem canções.
Estar de bem com a vida é muito mais que renascer, Deus já nos deu sua palavra e é por ela que ainda guio meu viver.
Reconstruindo o que Jesus derrubou, recosturando o véu que a cruz já rasgou, ressuscitando a lei pisando na graça negociando com Deus.
No show da fé milagre é tão natural, que ate pregar com a mesma voz é normal, neste “evangeliques” universal se apossando dos céus.
Estão distantes do trono, caçadores de Deus ao som do shofar, e mais um ídolo importado dita as regras para nos escravizar.
É proibido pensar? É proibido pensar! É proibido pensar? É proibido pensar! É proibido pensar!
Procuro alguém pra resolver meu problema, mas não consigo me encaixar neste esquema, são sempre variações no mesmo tema, meras repetições. Meras repetições.
Repetições, repetições! É proibido!"



Seminarista FILHO, Edvaldo




*Este titulo é fruto do artigo do Rev. Augustus Nicodemos, escrito na revista “Fé para hoje” no qual me foi muito útil para minha pesquisa
¹Bula papal é um edito feito e assinado pelo próprio papa, no caso de Lutero um edito referente a sua excomunhão

8 comentários:

Unknown disse...

olá querido, passando prá parabenizá-lo pela iniciativa! que o nosso Deus o abençoe nessa caminhada! que as palavras postadas em seu blog sirva de edificação e ensino, sempre!

bjo em seu coração. ruby (sua amiga virtual, corinthiana do orkut!!)

Unknown disse...

olá filho, amei essa sua iniciativa.
Fico feliz em Deus tá te usando para este fim. Louvo a Deus por sua vida e que Deus te abençoe em nome de Jesus!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Poderia ter uma flor saindo do shofar, por exemplo. eheheheheheh...

Desculpe, Filho, mas você sabe que, às vezes, não consigo controlar! ahahahahahah.....


Bem, espero em Deus que você dê bons frutos, pela disseminação da Palavra de Deus através de seu blog.

Que o Senhor continue a cobrir sua vida com sabedoria e graça, e toque o coração de muitas pessoas, além de protestantes e crentes/evangélicos/protestantes/gospel, através de suas postagens.

Deus o abençoe! :)

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

O Comentário apagado pelo autor deve ter sido alguém que não concordou com o que foi escrito. Estou certo?

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

A propalada afixação das 95 texes nunca existiram. Ver:
http://caiafarsa.wordpress.com/

Unknown disse...

Nossa, vc foi muito feliz em suas palavras, infelizmente essa e a realidade de muitas igrejas evangelicas, e precisamos estar atentos a palavra q e pregada ali na frente, por mais q o Pr. seja um "ungido de DEUS", mas nem sempre o q se professa esta de acordo cm a palvra, portanto precisamos estar sempre lendo e buscando, a VERDADE q vem de DEUS..PARABENS!!! voc e uma benção AMIGO!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.